Hoje vim falar sobre meu cabelo , há um tempo sofro com Alopecia Areata onde já perdi meu cabelo inteiro e já nasce de novo.
Nas últimas 3 semanas o meu cabelo teve uma revira volta e venho compartilhar através de vídeo.
Primeiramente vou fazer um breve resumo da Alopecia Areata , é uma doença autoimune que possui como gatilhos traumas , estresse o situações de alta emoção . Não possui cura mas possui tratamento avançado ( isso é questão também do quanto você pode investir).
As falhas podem aparecer de forma múltiplas o única , cada caso é um caso assim como cada organismo reage de uma maneira ao mesmo tratamento.
Neste mês de setembro vamos ver em diversas redes sociais a conscientização sobre Alopecia Areata, uma patologia que causa perda capilar em várias áreas do couro cabeludo.
No vídeo a seguir desabafo como foi meu antes da alopecia e a minha transformação após alopecia , maiores detalhes no instagram @ellen_maximoblog.
Alopecia Areata: Doença auto imune que provoca perda capilar com único foco ou múltiplos focos, tem como gatilhos estresse, traumas e até mesmo carência nutricionais.
No vídeo a seguir falamos sobre causas e tratamentos:
Falar em perda capilar é assustador , muitas vezes não sabem que os fios sofrem alterações ao longo dos anos por diversas causas e motivos entre emocionais e saúde.
Quando ainda falos de crianças perdendo o cabelo chega ainda ser mais assustador , pois em muitos casos é tão rápida que a criança começa apresentar falhas capilares.
Em crianças a queda de cabelo pode ocorrer por Alopecia Areata , Eflúvio Telogeno , Alopecia Universal ou Cicatricial.
Quais seriam os motivos para esta perda?
Primeiramente gostaríamos de explicar que ainda não se sabe porque exatamente desenvolvemos patologias , com isto ainda não se chegou à cura.
O que inicialmente a medicina sabe é que a perda capilar esta relacionada há vários fatores e seriam estes: Hormonal , Nutricional , Pós -Cirúrgico , Traumas , Estresse , Medicamentos.
Em crianças geralmente está relacionado ao emocional e nutricional em grande maioria dos casos , e nesta grande maioria o estado emocional envolve estrutura familiar , escola , rotina com atividades excessiva e uma minoria apresenta o nutricional onde a carência de nutrientes e vitaminas seriam responsáveis.
Tratamentos:
Não basta apenas tratar a queda de cabelo é necessário combater a causa, caso contrário o cabelo ode cair novamente .
E com isso informamos que o tratamento para crianças é menos invasivo e mais demorado onde necessita de acompanhamento dermatológico e psicológico nos casos do emocional , nos casos do nutricional as vezes um nutricionista acompanha.
O tratamento é cauteloso devido não poder prejudicar o desenvolvimento da criança além de trazer efeitos colaterais e até mesmo sequelas irreversíveis.
Alopecia Androgenética é a calvície hereditária , isso significa que há tendencia desta característica no DNA.
Estilo de vida x calvície
Embora muitas pessoas apresentem características para a calvície , o estilo de vida que se leva contribui para que a mesma evolua rapidamente o não.
Um estudo realizado entre a medicina natural e medicina oriental comparo estilos de vida entre uma etnia e outra : foram avaliados alimentação , cuidados mentais e físicos além de cuidados com o cabelo.
Este estudo deixo tão claro que uma rotina harmoniosa e contínua entre os fatores avaliados e descritos à cima , são fundamentais para o equilíbrio do organismo e suas funções.
Mitos sobre à calvície:
Há uma crença que a queda de cabelo é problema apenas capilar, isso é um dos maiores mitos contados de geração em geração.
A calvície ocorre por diversos fatores e podem esta ligadas à outras patologias:
Patologias ligadas à tireoides ou problemas de útero também são responsáveis por alteração no cabelo ( estes são apenas 2 exemplos).
O mesmo estudo revela ainda que os efeitos da calvície não acontecem de uma hora para outra , ocorre que só percebemos quando o cabelo apresenta afinamento o falhas , então aprece que tudo ocorre rapidamente o que é mais um mito.
Cuidando do cabelo com a alimentação:
A alimentação saudável sempre será o alicerce para a recuperação do organismo , mas para cuidar do funcionamento de todo ele é necessário cuidar da mente e do corpo não excedendo os limites do mesmo . Nossas escolhas nos darão frutos do que estamos semeando , dê preferencia por verduras, legumes , frutas , sucos extraídos da polpa e até mesmo detox. E aqui mais uma vez reforçamos que exercícios físicos e mentais ajudam nesta função.
Vídeo:
Garanta sua Prótese Capilar Alê Andradas De Cheveux.
Condições especiais para seguidores Ellen Maximo , através do Whatsapp (11) (7448 4785 em horário comercial. Instagram : @ellen_maximoblog
Há uns dias assistir uma live no instagram com Dr. Iragildo Machado , o que de fato me chamou atenção nesta live foi sua explicação de doenças autoimunes relacionadas ao intestino.
Basicamente o que o Dr. disse é que a forma que você se alimenta diz muito à forma que se organismo vai viver , e a calvície estudos já comprovaram tem ligações também com má alimentação.
O interessante é que o processo da calvície segundo Dr. Iragildo , esta no que o intestino tem dificuldade em eliminar , o que pode levar à um processo inflamatório e ter como consequência a perda de cabelo ou outras patologias como o Lúpus.
Na live foi mencionado má mastigação , alimentos industrializados e fast-food , que levam maiores ocorrências de doenças autoimunes .Pois sua eliminação do organismo é muito lenta e o intestino entende como invasor , o ideal é sempre fazer um detox para ajudar o organismo à reagir de forma natural.
Isso também comprova em estudo que os tratamentos realizados para calvície trazem Benefícios e Malefícios à saúde, pois os medicamentos fazem com que o organismo se programe à trabalhar com a dosagem correta e isso acaba se tornando um ciclo vicioso onde uma hora não fará mais efeito.
Segundo Dr. o gengibre é m santo remédio para combater inflamações e podem e devem ser adicionada ao seu suco detox.
Resolvi reunir em vídeo e neste post questões frequentes em minhas redes sociais,
Dúvidas como que uso , ou o que usei, são mito frequente e as vezes respondo várias vezes no dia a mesma pergunta.
De forma alguma reclamo de responder as mesmas perguntas , porém vi a necessidade de fazer m vídeo voltado para isso de forma sincera e natural , ou seja , sem pauta de gravação. Sem muita demora vamos ao que interessa.
Óleo de Rícino : Este me foi indicado por m farmacêutico , segundo ele na época o óleo de rícino estava sendo utilizado nas sobrancelhas e estava fazendo nascer pelo preenchendo a mesma .Testei no me cabelo e tive falhas preenchidas;
Tratamentos: Já fiz diversos tratamentos e sem obter resultados acabei abandonando , pois mitas das vezes foi só gastos quando não foi efeito colateral , fiz ciclos por temporadas, porém contudo os efeitos colaterais eram maiores que os resultados o que me levava a fazer e abandonar , além do financeiro;
Tratamento Natural: Continuo fazendo minhas receitas caseiras e revezando entre elas ,é menos agressivo ao cabelo e a saúde; Tônico Nasce Cabelo:Este tem mantido meu cabelo mesmo sem tratamento , mudo o aspecto e o crescimento do mesmo. Ele é vegano , natural com base de sua formula o rícino , gengibre entre outros.Tenho utilizado o mesmo 2 x ao dia e investido bastante no produto devido o resultado prometido. Como meu cabelo voltou?
Em 2013 estava grávida e no quinto mês da gestação meu cabelo começou a nascer sem tratamento, foi influenciado pelo hormônio da gestação e se mantém até hoje.Porém contudo tenho um cuidado para mantê-lo.
Sabemos que a calvície atinge 90% da população mundial, muitas pessoas reclamam em grande parte do afinamento capilar com couro cabeludo visível o que acaba gerando um desconforto.
Há muito tempo tratei Alopecia Areata de forma completamente convencional ,o seja, através da medicina o que me trouxe muitas despesas médicas , efeitos colaterais e poucos resultados.
E esse tem sido a maior dificuldade encontrada por essas pessoas , pois o investimento é alto.
Como integrei a Musicterapia à tratamento;
Desde que iniciei o tratamento natural fiquei conectada à tudo que é natural , desde alimentação . tratamentos e métodos.
Procurei agregar todos à me novo estilo de vida , baseado na melhoria da saúde e disposição e confesso que tive grandes mudanças e resultados significativos em curto prazo.
Alimentação:
É importante deixar claro que não se trata de ma dieta , mais sim de ma reeducação alimentar. Cada dia temos ma alimentação com baixa de vitaminas e nutrientes , o que deixa nosso organismo carente destas mesmas vitaminas e nutrientes , e toca carência acaba se refletindo em cabelo o pele.
Inclui verduras, legumes e frutas que são fontes naturais de vitaminas e nutrientes , tais como : Brócolis , agrião , chuchu , couve , couve-flor , banana , tomate , entre outros.
Tenho incluído sucos e chás detox , para limpeza do organismo.
Mudei todos meus utensílios de plástico para de uma marca famosa , pois o plástico pode conter BPA - Bisfenol A que é um veneno para saúde e esta ligado à calvície.
Tratamento:
No canal Ellen Maximo , já divulguei receitas caseiras e naturais que uso e elas fizeram toda diferença no me cabelo.
Eu sempre faço revesamento entre as receitas , mas não deixo de utilizá-las.
Técnicas:
Logo que me fascinei pelo Natural que é m campo bem extenso , e fui buscando estudos e métodos aplicados cujo há comprovação cientifica .
Umas das técnicas por mim usada é a Frequência Sonora , no qual estudos científicos, mostraram a atuação e configuração do organismo em casos de algumas patologias, para entender melhor explicarei a seguir :
Musicterapia:
Músicas clássicas o de meditação são capazes de provocar sensações de alegria , satisfação, felicidade , saciedade, plenitude, entre outros.
A música quando composta de sintonia calma , relaxante e até mesmo alegre é capaz de modificar nossas células , ou seja , podemos aproveitar da música para para configurar nosso organismo.
Em muitos casos podemos reverter uma "célula doente" em uma célula sadia , é um processo de rotina que demanda tempo , paciência e calma para se obter resultados. Algumas pessoas até associam o tratamento natural ao convencional e tem uma melhoria ainda maior.
Eu separa 15 minutos matinais e noturnos para aplicar essa técnica , faço minha lavagem no couro cabeludo e uso de tônico sempre meditando e me elogiando , tudo isso ajuda a configurar meu organismo de forma positiva o que me deixa a depender menos de medicamentos .
No vídeo a seguir falo sobre:
Desde que meu cabelo voltou a nascer após um longo período careca devido Alopecia Areata , eu tenho tomado certos cuidados com o mesmo.
Alopecia Areata é uma doença auto imune que provoca falhas capilares de grandes proporções , podendo estas falhas evoluir para perda total .
Neste caso os gatilhos podem ser emocionais e nutricional depende de cada organismo. No meu instagram ellen_maximoblog vocês tem maiores detalhes do meu dia-a-dia com alopecia areata.
Entenda o caso:
Em 2007 cheguei a perder todos meus cabelos ficando careca até 2013, neste ano engravidei e meu cabelo voltou a nascer sem tratamento , porém antes disso já realizados tratamentos sem sucesso.
após o nascimento do mesmo voltei a fazer tratamentos convencionais , terapêuticos e naturais (você pode ficar por dentro de tudo através do instagram e do canal Ellen Maximo no youtube).
Explicado resumidamente podemos chegar aos cuidados diários atuais que vem mantendo meu cabelo, não há segredo algum tudo é compartilhado em me instagram.
Sendo muito prático de realizar no dia-a-dia , logo abaixo compartilho vídeo à seguir:
Muito se fala no Bisferol A e nos malefícios que o mesmo traz à saúde. Para quem não o conhece o Bisfenol A que também é conhecido como BPA , é um composto químico utilizado na produção de utensílios plásticos como policarbonato .
Podendo ser encontrados em potes que armazenam comidas, mamadeiras , copos plásticos , pratos plásticos , talheres plásticos, garrafas de águas e latas.
A migração do BPA ocorre em temperaturas altas (como micro-ondas) o baixas (geladeira e freezer) , estes procedimentos permitem que o BPA migre para o alimento contaminando o mesmo e após ingerir contaminando a comida.
Já no organismo pode trazer contaminações tóxicas causando problemas gástrico, endócrino , cardíacos , hormonais no qual a calvície foi citada em congresso . Além de de conter substancias cancerígenas.
Um conselho de médicos se reuniram em pesquisa em meados ano 2000 , afim de estudarem sobre BPA , em 2012 decretaram em registro oficial e ganhando reforço da Anvisa os malefícios deste composto químico.
Vamos compartilhar abaixo alguns destes registros :
- Afeta sistema endócrino ;
- Aumenta o diminui hormônios ;
- Pode desenvolver alguns tipos de câncer ;
- Esta ligado diretamente à infertilidade (em mitos casos);
- Afeta o metabolismo ;
- Pode está ligada à depressão ;
- Pode desenvolver patologias e bloquear ações de medicamentos;
- Nos casos de calvície pode casar inflamação direto no bulbo capilar (Alopecia Areata) e outras;
- Dificulta o desenvolvimento infantil.
Calvície
O que sabemos até o presente momento é que o Bisfenol A associados à outros fatores é capaz de retirar a saúde capilar em processos inflamatórios , como no caso de Alopecia Areata.
Claro que como dizemos anteriormente é m conjunto de fatores que levam a perda capilar , recentemente uma equipe médica através de estudos comprovou que o BPA é capaz de paralisar a renovação celular , causando processos de inflamação e intoxicação .
Suspeita-se que durante este processo o organismo armazena e aumenta bactérias e resíduos capazes de adoecer o pelo e o fio capilar.Nos casos de pessoas que apresentam herança hereditária , baixa imunidade os casos são maiores , mais é impossível chegar a uma precisão exata já que todo organismo é afetado.
Como podemos ver , é uma junção de fatores , o fato comprovado é que é totalmente prejudicial à saúde.
Para esta pesquisa utilizamos os seguintes sites :
Você já parou para observar seu cabelo enquanto lava?
Sempre recebo queixas parecidas através do me instagram @ellen_maximoblog , de pessoas que percebem um aumento da queda de acabelo na hora de lavar o mesmo.
Ocorre que o nosso cabelo cai nas mesmas proporções estando molhado o seco , então é um mito o cabelo cair mais molhado.
Entenda:
Todo cabelo passa por estas 3 fases :
Anagéneo período de crescimento ; Catagénea período de repouso e separação dos fios que serão eliminados e Telogena período de eliminação , são ciclos contínuos que varia de acordo com cada organismo.
Quando o cabelo possui alguma patologia para calvície há das ações no processo da queda de cabelo que merece atenção maior.
Há também um registro médico sobre hábitos saudáveis , onde o mesmo comprova que alimentação , exercícios físicos , meditação entre outros contribuem não só para cabelo sadio quanto para saúde num todo.
Então são processo evolutivos e fatores externos que dizem a forma nosso cabelo reflete.
Mas como meu cabelo cai mais ao lavar?
Quando molhamos o cabelo o deixamos em se estado frágil . É nessa hora que o couro cabeludo aproveita para eliminar os fios que já foram separados na fase catagena .
A proporção do volume da perda depende se a pessoa já tem calvície , alopecia entre outros , alguns procedimentos devem ser evitados quando se lava o cabelo EX: unhas , esfregar forte , deixar resíduos de produtos ...etc.
Com o cabelo molhado devemos até mesmo tomar cuidado ao pentear , pois podemos puxar facilitando a queda o a quebra dos fios.
A calvície é um enigma para a medicina pois se trata de organismo diferentes ,causas diversas o que impede chegar a um único tratamento eficaz.
Shampoo e Tônicos são eficazes?
Shampoos e Tônicos no geral são utilizados para casos de eflúvio telogeno , agem de forma superficial , o seja , estimulam enquanto se usam.Porém com tudo , nos casos de Eflúvio Telógeno são funcionais , nos casos de alopecia é preciso realizar tratamento complexo e adequado.
Como amenizar a perda de cabelo durante a lavagem?
- Procure desembaraçar o cabelo antes de molhar;
- Massageie sempre o couro cabeludo com as pontas dos dedos;
- Utilize sempre shampoo específico para se cabelo ;
Há um tempo venho estudando sobre medicina e toda sua ampla área aplicada , entre medicina natural e convencional.
Nesse processo de estudos me deparei com respostas imediatas ao tratamento que vinha buscand há anos.
Em um novo hábito que adotei é supervisionado pela Dra. Tânia formada em dermatologia e cosmética com auxílio de nutricionista ( ambas especialidades gratuitas através do hospital escola).
O que vou revelar a seguir é a chave para diminuir o ritmo de tratamento e de medicamentos , com isso o teu organismo passa a te corresponder de forma natural e quase que imediata , mas para este efeito é necessário é preciso fazer todo procedimento aqui citado um hábito diário.
Agora que você sabe disso podemos falar sobre os hábitos seguintes:
Alimentação:
Os médicos sempre dizer que uma alimentação saudável é essencial para a saúde , disso todos nós sabemos . Veja bem , não estou falando de dieta e sim de reeducação alimentar que permite trazer à sua refeição nutrientes e vitaminas extraídas de legumes, verduras , frutas de forma totalmente natural.
Pessoas que se alimentam desta maneira , dificilmente tem problemas de saúde.
Atividade Física:
Tão importante quanto a alimentação é atividade física , uma rotina regular em até 3x na semana ajuda o organismo a manter seu sistema fortalecido. Isso se deve porque ao se exercitar liberamos hormônios como endorfina , que tem a função de evitar a dor , regular emoções e sensações além de ocasionar o bem estar.
A prática de exercícios também libera o hormônio do crescimento conhecido como GH , estimula o crescimento tecidual , cartilaginoso e ósseo.
Noradrenalina e Adrenalina estes hormônios são responsáveis pelo metabolismo , vasodilatação nos vasos dos músculos e perca de peso.
Consumo de água:
70% do nosso organismo é água , ela é responsável por levar oxigênio , nutrientes , sais minerais para células , auxiliando na renovação celular em fase de repouso ( sono de 8h diária) .
Bisfenol A - um veneno :
Este é um composto químico encontrado nos utensílios de plásticos barato , os médicos alertam o quão mal faz este composto químico ao organismo.
O problema é que esses utensílios baratos possuem este composto e quando você armazena o alimento nele este composto se transfere para o alimento contaminando o mesmo , ou seja , você inocentemente acaba envenenando teu organismo e isso facilita a evolução de algumas doenças como câncer , imunidade baixa , dores , indisposição.
Não é fazendo publi , mas existe uma marca mundialmente famosa vendida por catálogo que é livre desta composição e tem indicação médica ente 9 a cada 10 profissionais.
Este conjunto de cuidados também requer uma mente sã , com auxílio de relaxamento e meditação , em casa mesmo através do youtube você encontra diversos exercícios que pode te auxiliar a exercitar a mente e deixá -la mais leve.
São hábitos que podem ser seguidos diariamente e que levam tempo pata ver resultados , porém devo ressaltar que se você seguir tudo corretamente você acaba vendo resultado sim , cada organismo no seu teu já que o relógio biológico depende da genética.
Esses cuidados é um grande segredo que a indústria farmacêutica não quer que você saiba , pois não existe um remédio milagroso que reverta o caso , mas sim uma configuração manual que você pode começar hoje a fazer, lembre- se todas as noites o teu organismo passa por repouso, renovação celular e se você decidir mudar seus hábitos você pode estar então configurando seu organismo para "configuração de fabrica" e isso fará você depender muito menos da indústria farmacêutica.
No instagram @ellen_maximoblog , tem dicas diárias.
Há um tempo recebi a proposta da G Hair de testar até então em 2018 seu lançamento o Tônico Nasce Cabelo , com a proposta de fazer aumentar o volume capilar, crescimento e até mesmo nascer novos fios.
O produto tem eficacia comprovada em 88% em teste de laboratório para nascimento de novos fios e a mesma comprovação aponta 84% de diminuição da queda de cabelo.
Então em 2018 a G Hair me fez a proposta de testar o produto no meu cabelo com Alopecia Areata , que na época apresentava falhas novamente.Como estava cansada de tratamentos e gastos topei e passei a utilizar o tônico.
O que eu achei do produto?
Primeiramente vou falar de 2 pontos favoráveis Não testam em animais e o Tônico é completamente vegano.
A fragrância é suave e me lembrou muito hortelã , mas dependendo do ofato pode lembrar gengibre, terra molhada , o verde, enfim.... aplico 2x ao dia (manhã e noite) , o produto n]ao deixa o couro cabeludo oleoso e nem ressecado.
No tempo de uso interrompi o tratamento convencional , melhorei a alimentação além de fazer meditação eterapia (em casa mesmo).Isso favoreceu a resposta do meu organismo.
Alimentação: Passei a incluir legumes , verduras e frutas m pois as mesma possuem nutrientes e vitaminas que o organismo precisa , auxiliando na renovação celular de forma totalmente natural e sem efeitos colaterais
Meditação/ Terapia: Em casa mesmo tenho realizado atividades como meditação que ajuda aliviar o estresse e terapia , liberando os sentimentos que são tóxicos ao organismo. Musicterapia: Faço sempre pela manhã ao aplicar o Tônico no couro cabeludo, massageando por15 minutos enquanto ouço música de relaxamento.
Todo tônico tem ação externa no couro cabeludo , ou seja, estimula o couro cabeludo e o folículo capilar, porém em casos como alopecia é preciso tratar a causa que está levando o cabelo a cair.
Costumo dizer que se você não trata a causa , não adiante usar apenas o tônico pois a causa continuará atacando seu cabelo.
No vídeo à seguir mostro resultados de quase um ano utilizando o Tônico Nasce Cabelo onde também falo do que mudou no mesmo , alem de proporcionar cobertura das falhas capilares.
Hoje vim compartilhar técnicas que venho fazendo e meu organismo tem correspondido sem medicamentos, venho utilizando apenas tônicos capilares que já compartilhei em outras ocasiões , cujo receitas estão em nosso canal no youtube e através do instagram @ellen_maximoblog ,onde compartilho dicas diariamente.
O método que adotei partiu de pesquisas como com terapeutas de diversas crenças e especialidades e leituras de livros como O Segredo , Detox da Alma (Bianca Toledo) e leituras cientificas .
As técnicas que venho praticando está sendo realizada da seguinte maneira:
- Alimentação: Tenho incluído em minha alimentação legumes , verduras , frutas tais como : couve , agrião , beterraba , brócolis , tomate , laranja , banana...etc .
Se desejarem mais para frente posso falar sobre certos alimentos que contribuem para saúde capilar.
- Musicterapia : A musicterapia é uma técnica em que você utiliza algum tipo de tônico , massageador , faz massagem no couro cabeludo ou corpo ao mesmo tempo que você ouve musicas relaxantes , esta prática ajuda aliviar o estresse ao mesmo tempo em que a musica (tem que ser relaxante ou de meditação) ajuda o teu organismo a corresponder os estímulos.
- Terapia : Também tenho pesquisado sobre liberação de sentimentos e é um estudo muito amplo com muitas técnicas , uma das técnicas que mais utilizo é chamada de Meditação Guiada de Thetahealing que limpa sentimentos negativos que consiste em liberar toxinas que estes sentimentos que estes sentimentos deixam no organismo. Onde a liberação do mesmo provoca uma onda de positividade no organismo e o mesmo passa a corresponder mesmo sem tratamento. Minha resenha pessoal:
Com base destes cuidados e ações , percebi que meu organismo age positivamente se uso de medicamentos . O que me deixou super feliz pois diminuiu meus gastos com medicamentos e consultas médicas , porém é um procedimento constante que exige exercícios diários como praticar
ho'oponopono , perdão , conversas sinceras , pensamento afirmativos e positivos entre outros.
Onde tive melhorias não apenas na saúde mas em outros campos da minha vida também.
Fontes: Rhonda Byrne , Beth Russo , Pastora Bianca Toledo e, Aristóteles entre outros.
Você já ouviu falar de uma Ong chamada Cabelegria?
Com lemas :
- Eu adotei uma peruca ;
- Força na peruca ;
- Cabelo cresce;
- Entre outros...
Fundada em outubro de 2013 pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, a Cabelegria é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas (itinerante e fixos).
Todo o processo é gratuito: em nenhum momento os pacientes que recorrem a nós são onerados. Não exigimos comprovação de renda máxima nem nenhum tipo de pagamento pelas peruquinhas e nunca fugimos do nosso propósito.
Acreditamos que a auto estima pode fazer toda a diferença durante o tratamento. Por isso buscamos aumentar cada vez mais as doações de perucas para pacientes e expandir o Banco de Perucas para os maiores centros de tratamento oncológico do Brasil.
Missão:
Receber doações e confeccionar perucas para todo Brasil para pessoas em processo quimioterápico ou por perda capilar de diversas patologias.Melhorando alto estima , estilo de vida e trazendo de volta o sorriso.
Através do site oficial https://www.cabelegria.org/, você fica por dentro de todo trabalho voluntários , sabe onde doar e como conseguir uma peruca.
No vídeo abaixo falo com Vitor , representante da Ong que conheci na Hair Brasil 2019.
Instagram: @ellen_maximoblog.
Queda de cabelo parece tudo igual , cabelo cai e é normal .Há quem nos diga que ele logo se recupera, porém identificar a queda de cabelo é essencial para manter a saúde do mesmo.
Acompanhando a Dra. Andréia Munck como paciente e em suas redes sociais , e ela recentemente toucou em um assunto importante : SABER DIFERENCIAR A QUEDA DE CABELO.
O Eflúvio Telógeno é um tipo de queda de cabelo comum de ocorrer , é a fase em que o couro cabeludo elimina os fios mortos , sem prejudicar a saúde capilar ou o volume, o grande problema ocorre é quando a queda capilar de forma demasiada onde exige cuidados dermatológicos .
AGUDO:
Normalmente os quadros agudos são causados por fatores pontuais como, por exemplo, uma infecção severa ou uma preocupação passageira. Sua causa está associada a algum evento que aconteceu geralmente três meses ou mais antes do início da queda. Isso porque o período de preparo para a queda dura de dois a três meses e os fios se desprendem ao final desse ciclo. Em geral, 70% dos casos têm o agente descoberto. Já nos 30% restantes a causa acaba por não ser definida.
CRÔNICO:
Normalmente são causados por fatores de maior duração, como algumas doenças crônicas (deficiências vitamínicas, síndromes de má absorção, doenças auto-imunes), depressão e ansiedade, uso de certos medicamentos 💊 por longos períodos de tempo. Mas nem sempre a causa é definida. O cabelo fica mais curto e com o “rabo de cavalo” mais fino. Se o paciente só tiver essa condição, não ficará com o cabelo ralo no couro cabeludo. Porém, seu problema pode estar associado a outras condições que causam rarefação dos fios. De qualquer forma, se perde muito volume e comprimento. Dra . Andréia Munck é tricologista e dermatlogista , CRM 166.398. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No canal Ellen Maximo é possível conhecer mais sobre queda de cabelo.
Uma das maiores dúvidas que recebo diariamente em meu e-mail , é a questão :-"Ellen , meu cabelo ta caindo , to fazendo tratamento mas quero saber se posso tingir alisar ...enfim são vários procedimentos químicos.
Com base destas questões eu fui pesquisar sobre o tema e para o qual tive ajuda da Dra. Tatiana Alves , uma das dermatologistas à cuidar do meu cado.
Conhecendo o cabelo:
Primeiramente precisamos entender o que se passa conosco para estar provocando a queda de cabelo.Por isso iremos falar de forma generalizada por aqui , uma vez que a queda de cabelo ocorre por patologias e de acordo com cada organismo, ou seja , podemos ter a mesma patologia para queda de cabelo ,mas a mesma pode ocorrer de formas diferentes .
Segundo a Dra. Tatiana , um fio capilar quando estar na fase de ser eliminado ( isso pode ocorrer por estresse , falta de vitaminas e nutrientes , traumas , anemia, entre outras causas).Este mesmo fio pode estar sofrendo ataque inflamatório que o impede de de se desenvolver , onde o mesmo pode afinar ou até mesmo cair rapidamente formando falhas capilares no couro cabeludo.
O que ocorre quando se faz procedimento químico nesta ocasião?
Vamos simular uma situação em que o indivíduo esteja perdendo fios demasiadamente por uma patologia , o mesmo decide fazer uma progressiva , as chances deste mesmo indivíduo perder todo cabelo é muito grande,
Uma vez que este mesmo fio esteja fragilizado , sofrendo ataques inflamatórios ou até mesmo carente de vitaminas e nutrientes, a química pode contém composições que venha tirar a massa capilar do fio deixando fino e quebradiço , ou até mesmo atacar o bulbo capilar de forma que a partir daí ele elimine rapidamente os fios capilares em grande quantidade.
Até por que a própria química tira todos nutrientes dos fios , segundo a Dra, Tatiana , a mesma conclui que todo processo químico capilar é danoso aos fios , mesmo sendo saudáveis , porém em pessoas com histórico de queda de cabelo a tendencia é sempre piorar a queda.
Em todo caso o aconselhável é optar em fortalecer o cabelo primeiramente,
DHT ou didrotestosterona é um esteroide masculino e hormônio que tem desempenho influente para perda capilar.
Entre homens e mulheres a perda capilar pode ocorrer de formas diferentes , onde o impacto varia de acordo com cada organismo.
Conhecendo o DHT:
DHT , é um esteroide sexual e também um hormônio androgênico ( com características masculinas). Nosso organismo produz enzima uma substancia que provoca uma reação bioquímica , a %aredutase sintetiza a DHT com atuação na testosterona , próstata e folículo piloso.
Digamos que a testosterona fabrica o DHT e ajuda o corpo se auto-regular.
Num resumo simbólico , o DHT reduz o estimulo e crescimento adequado do cabelo já no folículo piloso, o que a medicina chama de "Miniaturização", o que torna o cabelo mais finos e frágeis.
O DHT impede que vitaminas e nutrientes cheguem ao bulbo capilar , fazendo com que o folículo piloso se encolha , onde as fase Anagena e Cartagena são encurtadas e a fase telógena prolongada , onde o cabelo para de crescer e passa apenas a cair , ficar sem brilho, sem maciez e deixa de ser .sedoso.
Alguns estudos nos disponibiliza ingredientes e produtos para ajudar inibir os efeitos do DHT:
Desde que postei no meu instagram @ellen_maximoblog que é normal ter uma perda diária de 200 fios de cabelo , recebo através do mesmo muitas dúvidas que decidi responder através do youtube e deste blog.
Nosso cabelo é composto por três fases , que é natural para seu desenvolvimento:
Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos. Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas. Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno. A nossa cabeleira possui de 80 a 90% de fios na fase Anágena, onde de 50 a100 fios de cabelos caem diariamente. O início da queda de cabelos varia da puberdade até a quarta década, com variações na intensidade e no ritmo, dependendo de como cuidamos dos cabelos para não afetar o seu ciclo. Em mulheres, pode ter início na sexta década, coincidindo geralmente com a menopausa. A calvície masculina, entretanto, é mais fácil identificar e raramente se confunde com outros quadros de alopecia. Conversando com a Dra. Tatiane Alves umas das dermatologistas que cuidam do meu caso , ela me explicou algumas causas que contribuem para que da de cabelo e algumas eu fiquei em choque: Beber pouca água: Nos é recomendado beber 2 litros de água por dia , ela é responsável por remover toxinas do organismo e das células , sua falta contribui para processos inflamatórios no organismo. Alimentação: Por incrível que pareça , o processo de tratamentos sempre começa na alimentação. Segundo a Dra Tatiane m, uma alimentação rica em vitaminas A ,K , E , B e C , além de potássio , ferro entre outras , reduziria a necessidade de entrar com estas vitaminas de forma sintética. Controle emocional: O estresse ele não está ligado apenas a alopecia areata , ele pode desencadear o eflúvio telógeno e o eflúvio telógeno crônico , neste caso depende muito da pré- disposição da pessoa. Nossa conversa acabou sendo longa e rica em informações , eu fique extremamente surpresa ao conhecer sobre a importância de beber água e a sua relação com o cabelo de forma direta e indireta.
Queda de cabelo pode ser preocupante , ainda mais quando a queda de cabelo pode ser uma patologia que requer cuidados e atenção.
Em todo caso o emocional , tem uma atuação que pode desencadear a queda de cabelo. Numa forma simples de explicar : fatores emocionais como por exemplo estresse pode afetar todo organismo e desencadear a perda capilar.
Há relatos quem especialistas dizem que o estresse pode alterar sistema hormonal , sistema nervoso entre outros como afetar até mesmo o coração.Mas o mesmo estudo cita que para que o mesmo ocorra o indivíduo já tem em si fatores ou excesso dos mesmos para desencadear como imunidade baixa, pré -disposição , sedentarismo , alergias entre outros.
Como o estresse afeta o sistema hormonal e provoca queda de cabelo?
O excesso de estresse faz com que nosso cérebro registe uma ameaça em nosso organismo ,o sistema nervoso é acionado e a reação acaba sendo aumento de produção de adrenalina e cortisol ,onde os músculos se contraem assim simultaneamente os batimentos cardíacos.
A primeira vista tal reação parece inofensiva , pode passar logo ou não. Mas por trás disso a pessoa pode desenvolver perda capilar , algumas conhecida como Alopecia Areata.
O estresse é tóxico pois o cortisol pode diminuir a função dos leucócitos (células de defesa) e com isso o organismo fica altamente vulnerável m à inflamações , infecções , bactérias .
No vídeo a seguir falo da minha experiência em relação à controle do meu emocional e alopecia areata:
Instagram: @ellen_maximoblog
Fonte de pesquisa: Conselho de dermatologia e site M de Mulher.
Alopecia Cicatricial é um tipo de alopecia quem como principio fatores imunológicos e pré-disposição associados à outros critério para desencadear.
Atingi homens e mulheres de todas as idades, apesar de serem mais raras em crianças, são casos com menor índice de ocorrência que exige identificação rápida para imersão de um tratamento rápido também. O surgimento é diferente para cada pessoa , mas podemos dividir em Alopecia Cicatricial Primária e Alopecia Cicatricial Secundária , vamos explicar detalhadamente cada uma: - Alopecia Cicatricial Primária: Nesta patologia envolve uma inflamação destrutiva no folículo capilar , onde o mesmo morre e cicatriza o que o torno irreversível , as doenças são subdivididas segundo o tipo de células do sistema imunológico que participa do processo inflamatório: há aquelas com predominância de linfócitosnas áreas afetadas (líquen plano pilar, alopecia frontal fibrosante, pseudopelada de Brocq, alopecia central centrífuga), outras com predominância deneutrófilos (foliculite decalvante,foliculite em tufos, celulite dissecante do couro cabeludo) e ainda as classificadas como mistas, que envolvem os dois tipos de células (foliculite queloideana, dermatose pustular erosiva). - Alopecia Cicatricial Secundária : São casos onde são provocadas por queimadura , tumor , radiação etc. Especialistas completam que nos casos primários algumas pessoas tem sintomas como : sensibilidade , queimação no couro cabeludo , coceira , vermelhidão, luxação além da perda capilar entre outros .
O importante é o diagnóstico rápido para intervir através de corticoides ou medicamentos do gênero , que podem variar de aplicações ou administração oral. o tratamento geralmente é a longo prazo e contínuo com o objetivo de retardar que novos folículos sejam destruídos.
O emocional conta também , pois garante 90% do resultado eficaz do tratamento , um conselho é procurar manter a calma e as crises de desespero pata obter melhores resultados.
A alopecia é uma patologia que dentro da mesma existem várias evoluções como:
- Alopecia Androgenética : A chamada calvície que atingem homens e mulheres ;
- Alopecia Areata: Fator autoimune e emocional que provoca falhas capilares em formato de moeda no couro cabeludo ;
- Alopecia Universal : Perda parcial de cabelo e pelos do corpo ;
- Alopecia por tração: Provocada por uso de extensões capilares e até mesmo penteados apertados ;
- Alopecia cicatricial : Perda capilar onde cai o fio e e o folículo capilar acaba cicatrizando impedindo que outro nasça.
Entre outros tipo de alopecia;
Qual o ligamento da alopecia com a perda dentária?
Ligações com a alopecia e os dentes não há nenhum , o que ocorre é que o tratamento para a mesma prejudica toda um saúde , o que pode afetar os dentes.
Ao longo de 12 anos em tratamento do qual já usei corticoides , cortisona e hormônio .Medicamentos esses que a longo prazo tiraram todo cálcio dos meus dentes deixando-os fracos a ponto de cair e necessitando de um tratamento ortodôntico completo.
Ou seja se , não houvesse alopecia não haveria necessidade de usar todos estes medicamentos e comprometer minha saúde.
No vídeo a seguir explico em detalhes como aconteceu: