Emocional x Queda de cabelo . Por Ellen Maximo
Queda de cabelo pode ser preocupante , ainda mais quando a queda de cabelo pode ser uma patologia que requer cuidados e atenção.
Em todo caso o emocional , tem uma atuação que pode desencadear a queda de cabelo. Numa forma simples de explicar : fatores emocionais como por exemplo estresse pode afetar todo organismo e desencadear a perda capilar.
Há relatos quem especialistas dizem que o estresse pode alterar sistema hormonal , sistema nervoso entre outros como afetar até mesmo o coração.Mas o mesmo estudo cita que para que o mesmo ocorra o indivíduo já tem em si fatores ou excesso dos mesmos para desencadear como imunidade baixa, pré -disposição , sedentarismo , alergias entre outros.
Como o estresse afeta o sistema hormonal e provoca queda de cabelo?
O excesso de estresse faz com que nosso cérebro registe uma ameaça em nosso organismo ,o sistema nervoso é acionado e a reação acaba sendo aumento de produção de adrenalina e cortisol ,onde os músculos se contraem assim simultaneamente os batimentos cardíacos.
A primeira vista tal reação parece inofensiva , pode passar logo ou não. Mas por trás disso a pessoa pode desenvolver perda capilar , algumas conhecida como Alopecia Areata.
O estresse é tóxico pois o cortisol pode diminuir a função dos leucócitos (células de defesa) e com isso o organismo fica altamente vulnerável m à inflamações , infecções , bactérias .
No vídeo a seguir falo da minha experiência em relação à controle do meu emocional e alopecia areata:
Instagram: @ellen_maximoblog
Fonte de pesquisa: Conselho de dermatologia e site M de Mulher.
Ellen eu trato a 21 anos a queda capilar, sou Psicóloga e trato fatores emocionais num geral, mas confesso que as vezes esqueço de cuidar do meu emocional, então o que eu quero te falar é que suas palavras são fantásticas, vc nos acolhe como um Psicólogo, como alguém que realmente tem Deus. Vc é iluminada, parabéns pelas tuas palavras e por estar aqui ajudando tantas mulheres que sofrem de variadas quedas de cabelo. Juntas somos mais fortes e pessoas como vc nos mostra o caminho. Obrigada, eu precisava ouvir essas palavras e continuar a luta contra a queda capilar.
ResponderExcluir