Alopecia uma doença silênciosa!Por Ellen Maximo

Estudos comprovam que é normal perder 150 fios de cabelo por dia, isso viria se ser  uma queda de cabelo saudável, pois o couro cabeludo teria forças para repor.

A Alopecia muitas das vezes no início passa desapercebida, pois é comparada a uma queda de cabelo normal, o que dificulta sua descoberta à primeira consulta.
Porém sua evolução pode ser rápida dependendo do tempo de descoberta, chegando até a ser assustadora , pois se trata de uma doença pouco conhecida,.
Caracterizada com uma falha ou várias no couro cabeludo, em forma de círculo e sem nenhum fio.
Veja na imagem a seguir!

imagem site apax medial.

A alopecia pode evoluir em qualquer canto da cabeça, desde a nunca até  as laterais ou a parte frontal. A alopecia ela tem várias etapas de evolução, não sendo igual para todos.Recentemente a Universidade de Columbia divulgou as causas da Alopecia, localizada nas Células Reguladoras causada pela célula CD8+, fazendo que a Testosterona se converta em DHT (dihidrotestosterona), isso basicamente é as células se revoltam e atacam o organismo, e seu efeito é a queda de cabelos e pelos do corpo.

Imagem da internet.

Imagem  da internet

É uma doença que atingem homens e mulheres, sendo que na adolescência é caracterizado o maior número de pessoas com esta doença.
Mas não fique tão preocupado, a única ação da Alopecia é no pelo e cabelo, se tratando de uma doença autoimune o que dificulta sua cura.

Vejamos alguns tipos de Alopecia:

  • Alopecia areata em placa única ou unifocal: é encontrada apenas uma placa alopécica redonda ou ovalada.
  • Alopecia areata total: ocorre perda total dos pelos terminais do couro cabeludo sem afetar os restantes dos pelos corporais.
  • Alopecia areata em placas múltiplas ou multifocal: nessa forma ocorrem múltiplas placas alopécicas típicas, afetando apenas o couro cabeludo ou também outras áreas pilosas.
  • Alopecia areata universal: ocorre perda total dos pelos do corpo, acometendo o couro cabeludo, os cílios, os supercílios, a barba, o bigode, as axilas e áreas genitais.
Ellen Maximo

A única forma de estabilizar os efeitos da Alopecia é seguindo corretamente o tratamento, para cada pessoa e para cada profissional da saúde existe um tratamento e uma forma de trabalhar.
Dentro destas categorias de Alopecia existem outras classificações de queda de cabelo:


ALOPECIA DIFUSA – EFLÚVIO TALÓGENO: É a Alopecia temporária , podendo o couro cabeludo logo se recuperar.Pode ser causada por febre alta,  estresse emocional, e em parto no casos de mulheres.

ALOPECIA DIFUSA FEMININA: É o afinamento do cabelo, deixando de possuir volume e sem brilho.

ALOPECIA ANDROGENÉTICA: É a perda de cabelo padrão, a tão chamada calvície , ocorre de forma hereditária entre homens e mulheres.

ALOPECIA SEBORREICA: Causada pela glândula sebácea, aumentam a gordura no couro cabeludo, chamado cabelo oleoso , também podem provocar a queda capilar.

ALOPECIA POR TRAÇÃO: Provocado por agressão ao couro cabeludo, como rabo de cavalo, penteados que exigem muito do couro cabeludo.

No canal : https://www.youtube.com/channel/UC5AhuXfEnb3_mVfZmowX-dA
você encontra vídeos sobre o tema.
Te espero, beijos Ellen Maximo

Siga-me:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário