Relação da queda de cabelo com intolerância lactose e ao glúten.Por Ellen Maximo

Existe uma grande preocupação em saber se realmente a queda de cabelo pode estar ligada a intolerância a lactose e ao glúten .
Neste post procuro esclarecer o que ocorre no organismo de uma pessoa que possui intolerância a lactose e glúten,porém primeiramente é preciso lembrar que cada organismo age e corresponde a sua maneira.




Intolerância ao Glúten e Lactose

Esta condição tem relação com doença celíaca , que também tem fundamento para evoluir uma queda de cabelo ou patologias para o mesmo.
A doença celíaca (DC) que há poucos anos achava-se ser rara, grave em seus sintomas e com acometimento basicamente em crianças, mostrou nos estudos das últimas décadas ser uma doença relativamente comum, atingindo cerca de 1 a 2% da população.
A descrição abaixo são relacionadas a pessoas que possuem intolerância ao glúten.

Pode ocorrer nesses pacientes, com maior frequência que a polulação normal, tanto o Eflúvio Telógeno (queda difusa do cabelo) por alguma deficiência nutricional causada pela alteração da parede intestinal devido a presença do glúten quanto a Alopecia Areata (popularmente chamada de pelada, placas de alopecias no couro cabeludo) de origem auto-imune.  Na polulação normal, a incidência é em torno de 0.7-1% e nos celíacos sobe para 3.8% de casos dessa alopecia.

A doença celíaca não é uma doença rara quando se pensa , seus maiores efeitos são em crianças  conforme mostra estudos, em outros casos inicia na fase adulta com quadros  classicos  (diarréia, fezes gordurosas, desnutrição etc) quadros leves (muitos chegam ignorar os sintomas) , sintomas extra intestinais (pâncreas, pele, mucosas e etc) e até  assintomáticos (sem nenhum sintoma). E por isso, de difícil diagnóstico. Muitos apresentam a doença e não sabem.
 Intolerâncias como esta causam inflamação nos órgãos e tecidos dando origem a doença auto imune.

Estudos realizados para repilar cabelos:
Imagem ilustrativa  google

Estudos recentes mostram pessoas que não respondiam a tratamentos para Alopecia, começaram a repilar após se submeterem a dieta livre de glúten e lactose , estudo este que fez a ligação de queda capilar e Alopecia à doença celíaca.
E um pequeno grupo não demonstrou resultados sobre o estudo, causando divergência na medicina.

Outras doenças dermatológica também foram associadas à doenças celíacas: dermatite , psoríase , urticária , Lúpus eritematoso , Doenças bolhosas entre outras.

Estas são algumas das informações  relacionadas a intolerância ao glúten e lactose, para um diagnóstico preciso é necessário se consultar com um alergista e procurar fazer exames.


Fonte: http://www.draanaflavia.com.br/gluten-e-sua-associacao-com-queda-capilar-e-lesoes-de-pele.


Forte abraço!
Ellen Maximo




Siga-me:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário