Alopecia areata não é Câncer! Por Ellen Maximo
Você com certeza já viu uma jovem ou um jovem completamente careca e pode ter pensando que o mesmo possui câncer não é mesmo?
Mas será somente o câncer que faz perder os cabelos, sobrancelhas e pelos?
Esta pergunta deixa uma pessoa que tem Alopecia areata ou universal meio desconfortável , pois chega a ser uma pergunta tanto ofensiva.
Pouco divulgada e menos conhecida a Alopecia Areata é uma doença auto imune , ocasionada por estresse, má alimentação, traumas e hormonal entre outras causas, que leva a pessoa a perder os cabelos e pelos do corpo e por ser autoimune não te cura definitiva.
Outro tipo de Alopecia também pouco conhecia é Alopecia Universal , esta seria a irreversível ou o quadro mais difícil de fazer com que volte os cabelos e pelos do corpo.
Existe outros tipos de Alopecia(s), que já se encontram descritas aqui no blog, vale a pena um pesquisada.
Mas voltando ao assunto centras, já vimos os tipos de alopecia que podem confundir com câncer devido a característica da perda capilar, porém que só afeta isso.
Mas porque então quando vemos alguém sem cabelo pensamos logo em câncer e quimioterapia?
A resposta é simples, não há preocupação da saúde em publicar ou informar a doença, poucas pessoas conhecem os tipos de Alopecia(s), ou só conhecem quando passam por ela e ainda sim há poucas reportagens relacionada ao tema.
Por isso ver uma pessoas sem cabelo, o pensamento que vem a cabeça é câncer , mas que acaba prejudicando quem tem alopecia,pois acaba abalando ainda mais o psicológico.
Para entender melhor, quando a pessoa perde os cabelos parcial ou completo ela passa por uma fase que pode ser longa ou não, de aceitação, isso porque ela se sente insegura em relação a sociedade e muito acanhada pela falta capilar.
Para mulheres o fato de não poderem fazer penteados ou manter cabelo soltos, para os homens é a a falhas evidentes na barba e couro cabeludo devido seu cabelo ser curto.
Explicado isso, vamos entrar na campanha Alopecia Areata não é câncer!
E levar informação à pessoas que não entendem esta patologia , pois a primeira impressão a ser realizada por outro é é pura falta de informação, compartilhe e entre nesta causa juntos podemos vencer!
0 comentários:
Postar um comentário