Queda de cabelo : Doença ou estética? O que você precisa saber. Por Ellen Maximo

A queda capilar atinge 90% da população, é uma porcentagem muito alta onde poucas pessoas sabem se trata de doença ou estética.
Para realmente poder definir é necessário uma com dermatologista ou tricologista, porém contudo podemos ter conhecimento de algumas patologias que são doenças e oferecem tratamento.



Alopecia Areata: Queda repentina de cabelo que começa com uma ou mais áreas calvas circulares que podem se sobrepor.No Brasil temos mais de 150 MIL  casos
Ocorre quando a imunidade  ataca os folículos pilosos, podendo ser causada por estresse.
Doença autoimune.

Não há cura mas há tratamento para evitar a evolução.

Alopecia Areata/Imagem internet

Alopecia Androgenética:Perda permanente de cabelo do couro cabeludo, podendo  causar a calvície.No Brasil são mais de 2 milhões de casos.
Entre homens e mulheres a causa mais comum é o fator genético.Na calvície masculina, a perda dos cabelos geralmente ocorre na parte superior e frontal da cabeça. Na calvície feminina, a queda se concentra na parte superior e na coroa da cabeça. 
Doença Hereditária.

Não há cura mas há tratamento para evitar a evolução.


Alopecia Andrigenética/Imagens da Internet



Alopecia frontal fibrosante: A alopécia frontal fibrosante é uma forma de alopécia cicatricial progressiva e, frequentemente, irreversível, marcada por um infiltrado liquenóide na histologia.No Brasil foi registado mais de 100 mil casos.
Doença.

Não há cura mas há tratamento para evitar a evolução.


Alopecia Frontal Fibrosante/Imagem internet

Alopecia Cicatricial: Quando ocorre algum processo parcial ou totalmente destrutivo nos folículos pilosebáceos, o couro cabeludo pode estacionar a produção dos fios permanentemente e originar cicatrizes nas áreas afetadas.A  causa  da alopecia cicatricial podem ser processos congênitos, autoimunes e/ou inflamatórios e/ou infecciosos.Não há cura mas há tratamento para evitar a evolução.

Alopecia Cicatricial/Imagem da internet


Eflúvio Telógeno:  O eflúvio telógeno e a queda de cabelo que acontece de forma intensa. Essa queda de cabelo pode ser causada por diversos motivos como má alimentação , pós parto , infecções no couro cabeludo.A boa notícia que se tratado tem cura.
Eflúvia Telógeno/ Imagem da internet


Todas as formas aqui apresentadas de queda de cabelo são doenças, algumas não possuem cura mas tem tratamentos.Mas porque todos tratamentos são vista como estética e custam caro???
Esta é uma resposta que alimenta a industria estética!

Bjos Ellen Maximo

Siga-me:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário